diasnaquinta_landpage_pt

Setembro a Junho

Campo do Vale

(Como chegar)

COMO É UM DIA TÍPICO?

O dia pode ser desenhado para satisfazer disponibilidade de horários e tempo, orçamentos e recursos disponíveis, idade e necessidade especiais, bem como curiosidades e objetivos educativos. Para um dia completo de atividades pode esperar a seguinte rotina:

9:30
Boas-vindas e Dinâmicas de Apresentação

10:30
Oficinas à escolha de acordo com rotinas e sazonalidade: Culinária natural, hortas, viveiros, pomares e atividades artísticas e artesanais.

13:00
Almoço (inclui tempo livre no Campo do Vale – áreas diversas para convívio)

14:30
Círculo de Histórias ou sessão de Diálogo Colaborativo

16:30
Visita Guiada à Quinta do Vale da Lama

18:30
Partida

AS PAUSAS PARA LANCHE
ESTARÃO DEPENDENTES DO DESENVOLVIMENTO DA
ATIVIDADE E NECESSIDADE DO GRUPO

Atividades para escolas e grupos na nossa quinta

Desenhe a visita do seu grupo ou turma connosco!
Uma oportunidade para conhecer e explorar tópicos educativos específicos ou simplesmente beneficiar do contacto direto com a natureza envolvente e as suas rotinas sazonais.

O programa que visa envolver grupos variados no contacto com a Quinta Vale da Lama e as suas rotinas enquanto quinta de Agricultura Regenerativa e Permacultura, e assim proporcionar uma aprendizagem pela experiência prática.

A ação é sempre desenhada para satisfazer disponibilidade de horários e tempo, orçamentos e recursos disponíveis, idade e necessidades especiais, bem como curiosidades e objetivos educativos de cada grupo ou escola.

O QUE É UMA QUINTA DE AGRICULTURA REGENERATIVA E PERMACULTURA?
A Agricultura Regenerativa visa a regeneração e manutenção, não apenas das culturas, mas de todo o sistema de produção alimentar, incluindo as comunidades rurais e os consumidores. Esta regeneração da agricultura deve ter em conta, além dos aspectos económicos, as questões ecológicas, éticas e de equidade social.

“A Permacultura é uma filosofia de trabalhar com, e não contra a natureza; de observação prolongada e pensativa em vez de trabalho prolongado e impensado; e de olhar para plantas e animais em todas as suas funções, em vez de tratar qualquer área como um sistema únicamente produtivo.”

Bill Mollison, co-criador do conceito de Permacultura

A Quinta do Vale da Lama é um lugar de experimentação das ideias e conceitos de ambas. É um local de aprendizagem pela prática com o objetivo de reaprender a vida rural.

Venha perceber como o nosso projeto está a implementar esta ideia!

TEMÁTICAS:

Teambuilding e dinâmicas de Grupo
Ex: dinâmicas e Jogos de grupo criando coesão e motivação social e comunicação não agressiva, jogos na natureza (praia e quinta), bicicleta, gincanas, caças ao tesouro,circuitos e passeios… ações de criatividade, atividades lúdicas e desportivas.

A Horta/ Florestas e Solos
Ex: fazer uma horta, fazer um pomar, observação e exploração dos diferentes tipos de solos, culinária da Horta para o prato; construção de estações de composto, construção de minhocários…

Artes e Ofícios
Ex: As ovelhas e o ciclo completo da Lã, construções em cana e madeira, barro, caça sonhos, tintura natural, construções naturais, construções com material reciclado; fazer pão; fazer pizzas…

Fauna e Flora da Quinta
Ex: atividades sensoriais, visitas na quinta, contacto com animais da quinta, os diferentes tipos de plantas, o ciclo das plantas/árvores, os diferentes seres vivos da fauna e flora da quinta…

Introdução à Permacultura
Ex: Energia e tecnologia; Água; Espécies e Ecossistemas; Alimentação, Sustentabilidade, Bioconstruções, círculos de introdução à Permacultura; criação de consciência da necessidade de mudança…

SUGESTÕES DE TEMÁTICAS POR IDADES:
- Pré-escolar (4 -7) –Artes e Ofícios; A Horta/ Florestas e Solos; Fauna e Flora da Quinta
- 1º ciclo (6-10 anos) – Artes e Ofícios; A Horta/ Florestas e Solos; Fauna e Flora da Quinta; Teambuilding
- 2º ciclo (10-12) – Artes e Ofícios; A Horta/ Florestas e Solos; Fauna e Flora da Quinta; Teambuilding
- 3º ciclo (13-15) – Artes e Ofícios; A Horta/ Florestas e Solos; Fauna e Flora da Quinta; Teambuilding; Introdução à Permacultura.
- Secundário (15 -18) – Artes e Ofícios; – A Horta/ Florestas e Solos; Fauna e Flora da Quinta; Teambuilding; Introdução à Permacultura.

(Existe a hipótese de desenhar uma experiência na própria escola ou instituições que tenham esse interesse)

PREÇOS:
Para consulta da tabela de preços ou clarificação acerca das atividades por favor envie email para info@projectonovasdescobertas.org. Pode também visitar a nossa página de facebook e ver nas fotos as atividades realizadas com os vários grupos que por aqui passam.

Não percam esta oportunidade de desenhar “Dias na Quinta” connosco!