diasnaquinta_landpage_pt

Setembro a Junho

Campo do Vale

(Como chegar)

COMO É UM DIA TÍPICO?

O dia pode ser desenhado para satisfazer disponibilidade de horários e tempo, orçamentos e recursos disponíveis, idade e necessidade especiais, bem como curiosidades e objetivos educativos. Para um dia completo de atividades pode esperar a seguinte rotina:

9:30
Boas-vindas e Dinâmicas de Apresentação

10:30
Oficinas à escolha de acordo com rotinas e sazonalidade: Culinária natural, hortas, viveiros, pomares e atividades artísticas e artesanais.

13:00
Almoço (inclui tempo livre no Campo do Vale – áreas diversas para convívio)

14:30
Círculo de Histórias ou sessão de Diálogo Colaborativo

16:30
Visita Guiada à Quinta do Vale da Lama

18:30
Partida

AS PAUSAS PARA LANCHE ESTARÃO DEPENDENTES DO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE E NECESSIDADE DO GRUPO

Dias na Quinta com escolas e grupos

Desenhe a visita do seu grupo ou turma connosco!
Um programa que visa envolver grupos variados no contacto com a Quinta Vale da Lama e as suas rotinas enquanto quinta de Agricultura Regenerativa e Permacultura.

Uma oportunidade para conhecer e explorar tópicos educativos específicos ou simplesmente beneficiar do contacto direto com a natureza envolvente e as suas rotinas sazonais.

O programa abarca diversos projetos possíveis; visitas de estudo e oficinas, sessões temáticas, sessões desenhadas para adaptação a currículos escolares e acampamentos de grupo.

A ação é sempre desenhada para satisfazer disponibilidade de horários e tempo, orçamentos e recursos disponíveis, idade e necessidades especiais, bem como curiosidades e objetivos educativos de cada grupo ou escola.

O QUE É UMA QUINTA DE AGRICULTURA REGENERATIVA E PERMACULTURA?

A Agricultura Regenerativa visa a regeneração e manutenção, não apenas das culturas, mas de todo o sistema de produção alimentar, incluindo as comunidades rurais e os consumidores. Esta regeneração da agricultura deve ter em conta, além dos aspectos económicos, as questões ecológicas, éticas e de equidade social.

“A Permacultura é uma filosofia de trabalhar com, e não contra a natureza; de observação prolongada e pensativa em vez de trabalho prolongado e impensado; e de olhar para plantas e animais em todas as suas funções, em vez de tratar qualquer área como um sistema únicamente produtivo.”

Bill Mollison, co-criador do conceito de Permacultura

A Quinta do Vale da Lama é um lugar de experimentação das ideias e conceitos de ambas. É um local de aprendizagem pela prática com o objetivo de reaprender a vida rural.

Venha perceber como o nosso projeto está a implementar esta ideia!

AS NOSSAS SUGESTÕES:

Pode optar por explorar os seguintes tópicos:

- Pré-escolar (4 -7) – As Ovelhas e a Lã
- 1º ciclo (6-10 anos) – As Ovelhas e a Lã; Fazer uma Horta; Criar Solo
- 2º ciclo (10-12) – Criar Solo; Criar Florestas
- 3º ciclo (13-15) – Criar Florestas
- Secundário (15 -18) – Criar Florestas, Viver em Comunidade; Introdução à Permacultura

Se tiver questões de clarificação acerca das atividades para exploração destes tópicos, contacte-nos para info@projectonovasdescobertas.org