Associação Projecto Novas Descobertas

Somos uma associação educativa e recreativa, sem fins lucrativos.

Nesta associação facilitamos espaços onde cada um pode ser autêntico, criando laços regenerativos entre o indivíduo e si próprio, o indivíduo e a comunidade e o indivíduo e a sua paisagem.

Cultivamos NOVAS DESCOBERTAS para a Regeneração Eco Social: semeando novas perspectivas, partilhando ferramentas e cultivando parcerias para além da sustentabilidade.

Visão

Uma sociedade inclusiva e ativa na regeneração eco social.

Missão

Estimular a ação regenerativa através de ações de aprendizagem, sensibilização, capacitação e parcerias.

Valores

Inclusão social | Diversidade | Regeneração | Inovação.

INSTITUIÇÃO

Somos uma associação educativa e recreativa (sem fins lucrativos) com um corpo associativo ativo.

Constituído em 1994, o Projecto Novas Descobertas conta com mais de 27 anos de trabalho efetuado nas seguintes áreas: inclusão social, ambiental, educativa, cidadania e comunidade, apoio à família, apoio à infância e juventude, educação não formal, regeneração eco social.

Slider
PEDAGOGIA

Criamos ciclos de aprendizagem que envolvem participantes no Descobrir, Aprender, Praticar e Partilhar durante a sua estadia connosco.

Facilitamos grupos para se relacionarem enquanto comunidade de aprendizagem, onde todos têm algo para aprender e algo para ensinar.

Slider
ESTRATÉGIA

Acreditamos que para resolver os problemas sociais e ambientais do presente, a nossa sociedade precisa de soluções para lá da sustentabilidade: inovadoras e compreensivas que mudem a perceção acerca do nosso papel enquanto seres integrantes da natureza.

Slider
O NOSSO ESPAÇO

O Campo do Vale, situado no terreno da Quinta Vale da Lama, é a base da maioria das nossas actividades. Um espaço pedagógico desenhado com ferramentas da Permacultura, nossas instalações incluem um pavilhão multiusos, cozinha e refeitório, casas de banho e chuveiros quentes. Temos também uma área de campismo e outros espaços ao ar livre para desfrutar da natureza.

O Campo do Vale, situado no terreno da Quinta Vale da Lama (Lagos| Algarve), é a "casa" da maioria das nossas actividades. Um espaço pedagógico desenhado através das ferramentas da Permacultura, as nossas instalações incluem um pavilhão multiusos, cozinha e refeitório, casas de banho e chuveiros quentes. Também dispomos de uma área de campismo, horta pedagógica, cozinha solar, um viveiro pedagógico e espaços ao ar livre para relaxar e desfrutar da natureza.

Slider
EQUIPA

Ao longo do ano, o Projecto Novas Descoberta conta com o apoio de uma vasta equipa de animadores, cozinheiros, formadores, voluntários e sócios, que dão vida às atividades, cursos e ações. Entretanto, a equipa de coordenação trabalha nos bastidores para garantir que as atividades aconteçam com os nossos valores de inclusão e regeneração sempre presentes.

Slider
POLÍTICAS DE GESTÃO

A nossa ação é inspirada por valores de inclusão social, diversidade, regeneração e inovação, colocando as éticas do cuidar, nutrir e regenerar a sociedade, a natureza e as pessoas, transversais a toda a nossa atividade. Dentro da associação praticamos de raiz o que ensinamos.

Slider
A HISTÓRIA

As primeiras atividades da Associação Projecto Novas Descobertas foram campos de férias que juntavam jovens de todas as partes da sociedade para conviver e cooperar, aprendendo sobre inclusão.

Atualmente somos uma Instituição Particular de Solidariedade Social com 26 anos de existência que oferece atividades educativas e recreativas a um público muito diverso, incluindo os mais vulneráveis. Desde 2009 e em parceria com a Quinta Vale da Lama, oferecemos actividades de sensibilização ambiental, permacultura e regeneração.

Slider