“It’s possible to learn in a playful way! We just need spaces safe enough to try!” – Gabriel Figueiró

Liderança em Comunidades de Aprendizagem Regenerativas

Este é um projeto educacional direcionado a técnicos de juventude dispostos a aprofundar habilidades e práticas em educação para a regeneração. À capacitação de técnicos fica implícito o impacto nos jovens a quem estes chegam, servindo o projecto desta forma como disseminador de potenciais competências chaves para um desenvolvimento regenerativo e de adaptação às necessidades emergentes do mundo de hoje.

O curso aconteceu durante o mês de Abril, no Algarve – Portugal, organizado pelo Projecto Novas Descobertas e parceiros, na Quinta Vale Da Lama, uma quinta orgânica regenerativa.

ENQUADRAMENTO

Este projeto das novas descobertas surge para intervir na proliferação dos danos socioambientais causados pela atividade humana, cuja origem remete para as práticas de consumismo descontrolado, inseridas no paradigma de crescimento económico «extrair- produzir-consumir-deitar fora». Este projeto amplifica as atividades de desmatamento, uso constante e intenso de combustíveis fósseis (indústria, transportes, etc.) e respetiva emissão de gases com efeito de estufa (GEE), monocultura agrícola e florestal, desperdício de água, elevada produção e tratamento irregular de resíduos, produção alimentar insustentável, etc.

NECESSIDADES:

a) Diminuição dos riscos de mortalidade/morbilidade associados aos problemas ambientais;
b) Diminuição de riscos associados a fenómenos de migração forçada – pessoas deslocadas;
c) Manutenção e crescimento de atividades sociais e económicas;
d) Desenvolvimento local;
e) Aumento da coesão territorial.

OBJECTIVOS

Dotar os Técnicos de Juventude com:
a) Competências para a ação e educação socioambiental/regenerativa;
b) Práticas para capacitar os jovens para o empreendedorismo nas áreas da regeneração de ecossistemas.

OS PARCEIROS

A COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM

Este projeto resultou na criação de uma comunidade de aprendizagem de técnicos de juventude, facilitadores e animadores em diferentes áreas educativas, com foco regenerativo e ambiental.

A comunidade mantém a ligação e colaboração, na vontade de fazer crescer experiências e partilha de recursos, insights e ações. Contamos reunir-nos online semestralmente, desenhar próximas oportunidades de capacitação coletiva, estamos a visitar e a agir nos projetos uns dos outros, e sonhamos com a possibilidade de materializar um manual com a metodologia, dinâmicas e jogos que partilhamos.

A METODOLOGIA E RESULTADOS

Arrow
Arrow
Shadow
Slider
RELATÓRIO DIÁRIO

Durante o curso foi criada coletivamente um registo diário das sessões, atividades e recursos.

PLATAFORMA COLABORATIVA

Como forma de integração do conteúdo e facilitação do processo de aprendizagem, utilizamos a ferramenta online Miro Board. De forma colaborativa, os participantes e facilitadores possuem acesso ao material através da plataforma e podem conferir de acordo com a linha do tempo do treinamento um resumo das atividades, imagens auxiliares e introduzir comentários.

TIMELINE VISUAL

Para pilotar o potencial do uso da plataforma colaborativa como ferramenta para a criação de documentação para efeitos de aprendizagem da comunidade, divulgação e partilha, os participantes criaram o seguinte booklet:

O QUE OS PARTICIPANTES DIZEM SOBRE A EXPERIÊNCIA

This experience changed complete my way to see the learning process! I got so many tools and inspiration to manifest my own projects and collaborations! A real life changing experience for me!

Gabriel Figueiró

Esta experiência foi o passo seguinte na minha aprendizagem como animadora comunitária. Desenhada e facilitada com coração por uma equipa de pessoas com vários anos de experiência e com o compromisso sério de ajudar jovens e adultos que queiram ter um papel mais próximo e ativo na comunidade onde estão inseridos. Uma experiência intercultural única de partilha de ferramentas, projetos e ideias num espaço seguro e informal, onde o respeito por nós e pelo outro faz-nos ter fé num futuro mais risonho.
Sara Gaspar



This course gave me so many ideas, input and hope for a joyful and regenerative way of learning. I feel blessed to have had the possibility to receive this toolbox full of fun, deep knowledge and important skills on how to facilitate and co-create in a safe and honest space on this regenerative pathway into our future. Amazing, energizing experience!
Jana

“O passado está cheio de futuros que não se chegaram a cumprir”.

Tanto no passado de uma história coletiva, global, tanto no passado de uma história pessoal.

Para mim, ter embarcado nesta Comunidade de Aprendizagem, foi uma oportunidade para navegar por mares passados. Para os re-encontrar, para os com-preender, para neles mergulhar e para deles partir, em direção a um futuro, que se constrói a cada dia. Um caminho que se busca, que se discute, que se cria, que se reflete sobre.

O caminho da práxis da Educação Regenerativa, que inexoravelmente se reflete e estende em toda a integralidade da vivência humana.

Uma navegação que se pode fazer numa barca onde se sente a força, a segurança, o acolhimento e o apoio mútuo de um coletivo, unido nos seus valores e orientações de ação, que através das relações humanas, nas suas dimensões afetivas, políticas e sociais, re-genera a gana de continuar a travessia. Com amor, alegria, união, determinação e enraizamento.

Por tudo o que que passou, e pelas marés futuras que virão,
Gratidão!

Laura Green



Sonhar Alto e Fazer Acontecer foi o senti ao fazer parte de um grupo incrível de adultos inspirados em querer fazer diferente e melhor. Foram 10 dias de imersão sobre liderança e educação regenerativa. Novas maneiras de estar e Ser para com o outro.

Onde o Amor e a conexão se sentiu profundamente, com sorrisos e muita brincadeira para o Ser aprender.
Foram dias de muita inspiração.

Muito grata por ter feito parte da teia.
Joana Feijó

Difficile descrivere a parole quello che ho vissuto e provato durante la mia esperienza al PND! Penso che per cogliere appieno l’aria che si respira in questa comunità di apprendimento occorre andarci e viverci, tutte le persone almeno una volta nella vita dovrebbero provare questa esperienza.
Vivere in un contesto di vita alternativa, fuori dall’individualismo che caratterizza la società modierna, per riscoprire veramente se stessi, percepire sentimenti e vivere di valori ormai perduti: ALTRUISMO, prendersi cura dell’altro; COOPERAZIONE, dalla progettazione alla gestione delle attività educative , ma anche nell’organizzazione e gestione della quotidianità; CONDIVISIONE, di saperi ed esperienze personali sul lavoro e nella vita;

AUTOGESTIONE, nessuna posizione verticale, nessun capo, tutti sono sullo stesso piano , si decide tutto insieme;

FIDUCIA, incondizionata nel prossimo, nella persona che si ha al fianco, anche se conosciuta da poco;

LIBERTÀ, di esprimere le proprie idee, di realizzare i propri progetti, di esprimere i propri sentimenti e di concretizzare le proprie scelte; AMORE, sentimento talmente presente che si tocca con le mani e che accompagna la quotidianità di questa comunità.

Personalmente dopo questa esperienza (che non finirà qua) mi sento rigenerato, sia interiormente a livello emotivo e professionale, sia esteriormente, in relazione con le altre persone, al prossimo, di cui in tutta sincerità avevo perso un pò la fiducia.

Non so se ho centrato il punto del discorso, ho solo trasportato su un foglio quello che ho dentro!! A presto Patricia grazie di tutto!



Danilo Lico

Arrow
Arrow
Shadow
Slider

REFLEXÕES E AGRADECIMENTOS

A possibilidade de fazer chegar este tipo de projetos a técnicos de juventude, educadores e animadores, acrescido com a mais valia do financiamento, é uma oportunidade excelente para a capacitação de impacto na área de Educação para Regeneração. Esta é uma área da educação não formal recente e repleta de trilhos a serem descobertos, estas experiências abrem caminho juntos dos pioneiros deste conceitos.

Este projeto trouxe também um sólido passo no caminho da sistematização de uma metodologia, que quer padronizar passos, dinâmicas e ferramentas para um ciclo de aprendizagem na área da animação e educação para a Regeneração, com foco na criação de grupos e comunidades de aprendizagem para este efeito.

Estamos especialmente gratos aos parceiros que alinharam, suportam e agilizam esta oportunidade. Esperamos sinceramente poder continuar a nossa colaboração.

Igualmente fica o agradecimento à equipa de facilitação e coordenação pelo tempo, dedicação e criatividade investido.

Por fim, agradecemos à Comissão Europeia e à Agência Nacional Erasmus+ pelo financiamento e confiança na nossa ação. Esperamos continuar a oferecer estas oportunidade com o vosso suporte.

Cofinanciado por:

Parceiros: