Formação Novas Descobertas:

Animação e liderança

Coordenadora Patrícia Pereira: 926 681 773** ou patricia@projectonovasdescobertas.org
Escritório PND: 282 697 862*
Campo do Vale – Quinta do Vale da Lama: 282 792 673*
*(Chamada para a rede fixa nacional)
**(Chamada para a rede fixa móvel)

Formação financiada, número limitado de participantes Inscrições para seleção até 8 de Março

Data

23 a 30 de Março 2024

Para quem?

Para todos os jovens (acima dos 16 anos) e adultos com interesse em desenvolver competências base para a facilitação de grupos no âmbito da educação social, ambiental e para a regeneração. Ideal para educadores, facilitadores de atividades de educação não formal e futuros animadores de ocupação de tempos livres e campos de férias.

Onde

Campo do Vale
Quinta Vale da Lama (Odiáxere Lagos)

INCLUI:

• Formação teórica e prática num total de 72h, por uma equipa multidisciplinar e experiente, incluindo certificado de formação e carga horária
• A oportunidade de participação numa experiência prática extra, enquanto parte da equipa de Campos de Férias Novas Descobertas.
• Acesso às instalações de acampamento, com acesso a chuveiros, wc, refeitório e zonas de lazer.
• Refeições diárias em dieta mediterrânica, com preferência a alimentos locais e de produção ética.
• Seguro de acidentes pessoais e assistência.

Inscrições fechadas

formacao2021

Uma experiência de aprendizagem e desenvolvimento de competências para a facilitação de grupos no âmbito da educação social e ambiental, com foco em Regeneração e Comunidades de Aprendizagem.

Trata-se de uma formação intensiva e residencial ao longo de 8 dias. Durante esta experiência os participantes adquirem, na vivência prática e reflexão teórica, aptidões de liderança, de comunicação positiva, tomada de decisão coletiva, práticas de regeneração de ecossistemas, exploração sensorial e criativa, bem como competências práticas na animação de jogos e dinâmicas de grupo.

No final desta aprendizagem os participantes terão consigo recursos para organizar, facilitar e animar atividades com foco na construção do espírito comunitário e atitude regenerativa, a implementar em contextos de educação não formal, ocupação de tempos livres e campos de férias, entre outras.

A MAIS VALIA

• Esta experiência abre a porta para integrar a equipa de Animadores PND;

• Temos 30 anos de experiência em Campos de Férias, e outros programas de sensibilização e contato com a natureza;

• O nosso espaço foi desenhado para desenvolver atividades de grupo com o conforto e segurança necessárias a uma experiência de aprendizagem e vivência plena;

• Acreditamos na co-criação e inclusão da diversidade de ideias e ideais;

• Estamos imersos na Quinta Vale da Lama, um exemplo em Agricultura Regenerativa e Permacultura;

• Apostamos em relações de colaboração sólidas, oferecendo oportunidades de aprendizagem continuada, através de voluntariado, estágios e programas de capacitação.

Módulos

Introdução à Animação Novas Descobertas
Um módulo dedicado ao papel do Animador enquanto facilitador da aprendizagem e dinâmica de grupo, em contextos da educação não formal, campos de férias e ocupação de tempos livres.
O que é a liderança regenerativa em contextos de aprendizagem?
Quais as competências-chave de um Animador?
Que exemplos atuais nos podem inspirar?

Ferramentas em Animação e Liderança
Uma oportunidade para conhecer e praticar ferramentas base para a liderança e dinamização saudável de grupos. Durante este módulo os participantes irão coletivamente explorar, praticar e refletir sobre boas práticas na facilitação de atividades e jogos pedagógicos catalisadores de aprendizagens regenerativas.
O que são aprendizagens regenerativas?
Como criar uma experiência de aprendizagem?
Quais as técnicas-chave na facilitação de grupos?

Animação Regenerativa em prática
Durante estes dias o foco estará nas rotinas e ritmos que constroem a vivência de grupo coesa e participativa. Iremos observar e percorrer os processos de tomada de decisão e colaboração enquanto equipa de Animadores em contexto prático.
O que constrói uma vivência de grupo positiva?
Como colaborar, tomar decisões e comunicar enquanto parte de uma equipa?
Quais jogos e que dinâmicas? Quando?

Celebração e próximos passos
Este dia abre as portas a todos os participantes desta e de outras Formações Novas Descobertas, para a partilha de experiências e oportunidades de próximos passos. Um dia para celebrar, refletir e apontar em direções coletivas.

O que me trouxe a participação nesta experiência de formação?

Como podemos empoderar uma cultura regenerativa com os nossos próximos passos?

Quais as próximas oportunidades de aprendizagem e prática no nosso percurso coletivo?

CONHEÇA TAMBÉM:

formacao2017_image02

Equipa

A Formação NOVAS DESCOBERTAS é a construção contínua de uma comunidade aprendizagem viva e dinâmica. Conta com a participação de inúmeros animadores, facilitadores e convidados, sendo segurada pela EQUIPA PND.

PATRÍCIA RUSSO PEREIRA
Coordenadora e Formadora anfitriã
Facilita esta formação desde 2013; motivada para fazer chegar a novos animadores ferramentas e perspectivas regenerativas e regeneradoras. Imprime à experiência uma abordagem participativa, experiencial e integrada de acordo com os objetivos de aprendizagem dos participantes.

Integra a Equipa PND enquanto coordenadora pedagógica e facilitadora de equipas e grupos de aprendizagem nas áreas da Animação socioeducativa, Permacultura e Regeneração de Ecossistemas.

O que dizem os participantes

Participar na Formação Novas Descobertas é uma oportunidade para participar numa jornada regenerativa: primeiro num processo reconciliador interior com o que se é e se pode ser, para posteriormente se restaurar enquanto animador que “gera vida” na comunidade e seu entorno.
Num equilíbrio incomum de tempo e espaço com a natureza, são facilitadas as condições para a criação de elos de partilha de exemplo, formas e ferramentas de ação catalisadoras de mudança.
Maria João Reis

Para mim diria que a formação de animadores foi um momento de crescimento e realização pessoal. Apercebi-me que o papel de participante de campos de férias já não me pertencia e podia participar agora de uma forma diferente, de certa forma mais envolvida até. Aprendi sobre o papel do animador em dinâmicas de grande e pequeno grupo, e embora continue a aprender sobre o mesmo durante os campos, a formação despertou-me o interesse nessa nova área de conhecimento. Fortaleci relações com outros colegas da minha idade e até ex-animadores meus que passaram a colegas de animação. Recomendo experimentar sem hesitações!
Gabriel Ludwick

A formação de Animadores foi uma das formações mais catalisadoras para mim, na minha vida. Não só preencheu minhas expectativas como também me surpreendeu, oferecendo subtis aprendizagens que minha alma estava em busca. (Sem eu nem saber)

Com esta formação, consegui por em teoria o que tinha experimentado antes no trabalho de grupo. Permitiu-me enraizar e ganhar confiança nas minhas ações. Os participantes viraram amigos-as e colegas, e o PND o farol de meu caminho profissional.

A paixão e a dedicação da equipa PND pelo seu trabalho vai sempre constituir uma fonte de profunda inspiração para mim.

Eu recomendo vivamente essa formação a todos-as interessado-a pela animação/ facilitação especialmente no meio regenerativo. Também é uma super oportunidade para os curiosos que querem experimentar sua liderança e o trabalho interpessoal.
Vamos nessa!
Deborah Schafhirt

O que esperar?

• Um ambiente familiar, saudável e activo, por uma equipa bem disposta, entusiasta e experiente;

• Um espaço acolhedor e uma alimentação completa – sempre que possível – das hortas da Quinta Vale da Lama;

• A oportunidade de desenvolver competências e estratégias necessárias à organização, planificação e dinamização de atividades de grupo;

• Desenvolver habilidades enquanto animador, com especial foco na educação regeneração eco-social;

• Adquirir conhecimentos básicos das necessidades psicológicas, físicas e sociais de crianças e jovens, e inter-relacioná-las com atividades e jogos;

• Experimentar comunicação, tomada de decisão e vivência de grupo;

• Adquirir técnicas de facilitação e recursos educativos, no domínio lúdico, expressivo e artístico;

• Conhecer e explorar diferentes materiais naturais como recurso educativo;

• Reconhecer nos ciclos sazonais e naturais o potencial para desenvolver atividades educativas e recreativas.

Arrow
Arrow
Shadow
Slider

<