Campo RegenerAction

Ferramentas para a Regeneração dos Ecossistemas

Coordenadora Patrícia Pereira: 926 681 773** ou patricia@projectonovasdescobertas.org
Escritório PND: 282 697 862*
Campo do Vale – Quinta do Vale da Lama: 282 792 673*
*(Chamada para a rede fixa nacional)
**(Chamada para a rede fixa móvel)

ACERCA DO PROJETO

O projeto RegenerAtion Camp – Tools for Ecosystem Regeneration foi mais uma oportunidade para aproximar jovens a temas, exemplos e práticas que os apoiam e capacitam para iniciativas e ações de transformação social, adaptação climática e cuidado com a terra.

Organizado pelo Projecto Novas Descobertas e parceiros, na Quinta Vale Da Lama, uma quinta orgânica regenerativa, recebeu uma visita preparatória inicial (Fevereiro 2023), onde os líderes de jovens das organizações parceiras, juntamente com os facilitadores delinearam a estratégias de envolvimento dos jovens, bem como as rotinas e atividades específicas desenvolvidas na atividade de intercâmbio de jovens (Maio 2023). Esta foi uma experiência transformadora e rica em partilha de aprendizagens, incluindo a celebração do Dia Internacional da Permacultura e ações práticas de restauração de ecossistemas agroflorestais.

ENQUADRAMENTO

Na procura dos grandes desenvolvimentos pelas condições de vida e bem-estar, o planeta acabou marcado por transformações induzidas pela Humanidade. Esta intensa atividade humana, a par do crescimento da população global, tem vindo a causar enormes pressões nos ecossistemas terrestres (European Environment Agency – EEA, 2020a). Os danos socioambientais, como a deterioração e destruição dos ecossistemas; extinção de espécies e habitats; alterações climáticas; desaparecimento de rios; e poluição da água, ar e solos são o que nos motiva a desenvolver o RegenerAction.

NECESSIDADES

a) Consciencializar os jovens para o seu impacto eco social;
b) Recuperar ecossistemas e biodiversidade, combatendo os danos socioambientais;
c) Reconhecer a importância do empreendedorismo e inovação eco social, nomeadamente na área da regeneração de ecossistemas, procurando desenvolver a green skills;
d) Dar a conhecer aos jovens as potencialidades do programa Erasmus+.

OBJETIVOS

Geral:
a) Combater o uso ineficiente e insustentável dos recursos naturais, promovendo um padrão circular de crescimento socioeconômico, baseado no modelo de desenvolvimento regenerativo.

Específicos:
a) Promover a tomada de consciência dos jovens para o seu impacto eco social, nomeadamente através da sua conexão com a natureza
b) Capacitação dos jovens para a recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade, procurando interromper e reparar os danos socioambientais.
c) Capacitar os jovens para o empreendedorismo e inovação eco social, nomeadamente na área da regeneração de ecossistemas, procurando desenvolver as green skills junto destes.
d) Promover a ação, a participação e o empoderamento dos jovens, reforçando o espírito de comunidade, a cidadania, nomeadamente aumentando a participação em redes e parcerias estratégicas para o impacto bio regional.
e) Promover junto dos jovens, o conhecimento das oportunidades e possibilidades do Programa Erasmus +, nomeadamente no âmbito da Juventude.

OS PARCEIROS

Fica o agradecimento ao Hugo Oliveira, facilitador da Orla Design, pela contribuição enquanto formador nas áreas da Regeneração ecológica e Agroflorestação.

TESTEMUNHOS

O Campo reuniu um grupo inspirador de jovens motivados para a ação regeneradora e aprendizagem. Este foi um grupo diverso e dinâmico, que soube harmoniosamente integrar as suas diferenças. Houve uma natural curiosidade e partilha de interesses comuns, bem como diferenças culturais e de perspectiva.

O que disseram alguns dos participantes:
“I feel so inspired and refreshed after taking part in this amazing Erasmus * opportunity about Ecosystem Regeneration! People from different places, we came together for a week to work with the land and create a lovely community!”

“Ha sido una experiencia transformadora que nos ha aportado habilidades teorico-praticas para regenerar el mundo. Regenerar los ecossistemas, los sistemas hidricos, el suelo y la sociedad.”

“Sinto-me tão agradecida pela experiência vivida; foram dias de muita aprendizagem no Projecto Novas Descobertas, com todos os parceiros e participantes diversos. A partilha cultural e de perspectiva deixou-me motivada para uma ação regeneradora.”

“Respirar en el no-ruido, observar, sentir, aprender, compartir, apreciar.
Me siento muy agradecida y afortunada de haber pasado unos días en este sitio maravilloso, respirar la sanación que me ha inundado y compartir una experiencia inolvidable y alentadora con un grupo cercano y cálido.

Desde el centro, claridad y empoderamiento. Vislumbro la certeza de una vida respetuosa y sana, para conmigo y la Tierra. Encuentro en mí una fuente de amor y creación potencialmente regeneradora.

Gracias Projecto Novas Descobertas por mimarnos, mostrarnos, iluminarnos y hacernos crecer un poquito más. Gracias por sembrar en nosotros semillas de conciencia y regeneración.”

RESULTADOS

Arrow
Arrow
Shadow
Slider

DURANTE O CURSO FOI CRIADO UM REGISTO DIÁRIO DAS SESSÕES, ATIVIDADES E RECURSOS. Clica aqui para fazeres download.

UN DECADE ECOSYSTEM RESTORATION (instagram): Clica aqui para ver

PERMACULTURE DAY (instagram): Clica aqui para ver

GALERIA DE FOTOS (instagram): Clica aqui para ver

REFLEXÕES E AGRADECIMENTOS

Poder oferecer experiências de capacitação e aprendizagem com vista a uma regeneração socio-ecológica é um privilégio e um desafio urgente.

Mais e mais é necessário criar momentos de reflexão e aplicação prática do que possa gerar criatividade e mudança. Estamos a enfrentar uma crise climática, uma crescente seca e estado de apatia e depressão junto dos jovens. Podermo-nos encontrar assim, em profundo questionamento, com mãos bem postas na terra e a partilhar a nossa diversidade tem um valor inestimável e indescritível.

Incansáveis foram os formadores e líderes de grupo, que trouxeram o cuidado à construção deste grupo e suas experiências. Um bem hajam pelo trabalho de equipa.

Agradecemos igualmente aos parceiros que alinharam, suportam e agilizam esta oportunidade. Esperamos sinceramente poder continuar a nossa colaboração.

Por fim, agradecemos à Comissão Europeia e à Agência Nacional Erasmus+ pelo financiamento e confiança na nossa ação. Esperamos continuar a oferecer estas oportunidade com o vosso suporte.