Um projeto que visa equipar jovens com competências e ferramentas para que possam expor a sua voz, cultivar a sua atitude e contribuir ativamente para um desenvolvimento regenerativo a nível social e ecológico.

OBJETIVOS

Atendendo ao problema social da baixa participação jovem na esfera social e cívica (e ao efeito de exclusão social), definimos para este projeto vários objetivos, entre eles:

GERAL
Desenvolver atividades de participação jovem na sociedade com vista ao seu empoderamento e inclusão social.

ESPECÍFICOS
– Fomentar o desenvolvimento de competências chave e verdes nos jovens com vista à sua ativação na resolução de desafios comunitários e sociais
– Envolver os jovens nos processos de mudança e de tomada de decisão social e cívica
– Capacitar os jovens para face às problemáticas e temáticas do desenvolvimento regenerativo
– Envolver os jovens na comunidade, esfera social e cívica e ligar os jovens entre si para o fomento da colaboração e ajuda interpares
– Promover momentos de valorização e de reconhecimento de valor e potencial individual na construção de um todo solidário e inclusivo.

ATIVIDADES PRINCIPAIS

1) CAPACITAÇÃO ANIMADORES COMUNITÁRIOS

Nas seguintes fases:
(a) DESCOBRIR: Brainstorming – identificação de necessidades, questionamento e reflexão junto dos jovens para as problemáticas atuais dentro da lógica temática do projeto;

(b) APRENDER: capacitação em animação e liderança – Formação para a ação dos jovens, com vista a que desenvolvam competências chave e verdes e que ganhem conhecimento sobre como intervir com os jovens, como liderar, como facilitar e gerir grupos, incluindo situações de menos oportunidades;

(c) FAZER: capacitação e contexto de trabalho – oportunidade de trabalhar enquanto parte das equipa PND, em campos de férias e com os jovens pertencentes ao grupo “Agentes Regeneração”;

(d) PARTILHAR: reflexão avaliativa – momento final para reflexão e avaliação de todo o processo de aprendizagem) e evento final – evento aberto à comunidade para partilha dos resultados, disseminação e criação de redes para exploração)

(f) ACOMPANHAMENTO E MENTORIA – processo continuado de apoio/suporte aos jovens pela equipa do projeto e parceiros associados.

2) CAPACITAÇÃO DE AGENTES DE REGENERAÇÃO
Capacitação de Agentes de Regeneração: segue a lógica do anterior. O “aprender” e “fazer” visam um trabalho de capacitação e de exploração de ideias e projetos dos jovens, por forma a ativar a sua participação social e cívica na resolução de desafios comuns e na esfera da sustentabilidade e regeneração ambiental.

3) WORKSHOPS CAPACITAÇÃO DA COMUNIDADE
Transferência de conhecimento sobre os conceitos, desafios e ações necessárias para a participação social e cívica das comunidades nas iniciativas/dinâmicas que visam a resolução de problemas comuns.


Arrow
Arrow
Shadow
Slider

Uma oportunidade para capacitar jovens com ferramentas para a liderança e facilitação de grupos, numa ação de mobilidade residencial durante 8 dias.

O QUE MARCOU OS PARTICIPANTES DESTA EXPERIÊNCIA

Foi muito mais parecido com os acampamentos de verão do que eu esperava, foi muito divertido atividades e jogos de formação de equipes.

A experiência que mais me marcou foi a interação que tive com as crianças do OTL. Apesar de estar encarregue destas crianças ser uma grande responsabilidade, senti uma liberdade imensa, quando estava rodeada por eles. Uma liberdade de me exprimir sem ser julgada. Além disso, senti que esta formação ajudou imenso a minha expressão/comunicação e ensinou-me a não ter medo de os fazer.

A Formação Novas Descobertas já por si é uma experiência única e holística. Creio que o que mais me tenha marcado foi exatamente a amplitude e o encontro interdisciplinar desta Formação e a Consciência multidimensional do ser humano, trazida a cada indivíduo e situação, com o objetivo de realmente integrar a Regeneração socio-ecológica.

Planeado para Outubro de 2023